quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Por isso que é viral

Confesso que dentre as vertentes da publicidade atual, o que eu admiro mais são as ações virais e de guerrilha.

Eu tô até desmotivado pra escrever o que eu queria falar, porque por ingenuidade perdi o post que acabara de escrever, mas Lei de Murphy, fazer o que, só porque tava bom. De qualquer forma a mensagem será passada!

Num dos meus últimos posts expus minha opinião sobre a mudança no mercado publicitário e a abertura do mercado para o que antes era o Bellow the Line.


Os virais nem chegaram a entrar nesta categoria de nome injusto. O viral cresceu junto com a internet e com o acesso das pessoas à informação.

Os modelos de 30 segundos no intervalo de alguma atração da TV estão ficando ultrapassados e caros.

Novas possibilidades surgem e a cada dia que passa dá pra perceber que com poucos recursos, mentes criativas e atitude pra fazer acontecer dá pra criar ações de grande resultado.

Na sociedade do espetáculo que vivemos as pessoas buscam o conteúdo que interessa a elas ou se surpreendem quando este conteúdo chega até elas. À partír deste momento é um passo pra mensagem ser passada sem custo para os anunciantes. Nesses casos o espectador se torna o disseminador da mensagem e mais uma vez sem custo.

Sem me alongar muito, gostaria de dividir com quem ainda não viu, o viral da vez feito para o jogo do momento, o Guitar Hero.

Quem já jogou pode ver como foi bem feita esta ação que é uma releitura do jogo de forma bem diferente.

Quem não jogou, pode ver como tem potencial este tipo de promoção de um produto que já atinge cerca de 1 milhão e meio de views no Youtube.





Com ações como esta questiono ainda mais a escolha das mídias convencionais.

E o que mais me impressiona além do baixo custo é como é possível e acessível fazer algo assim, inexplicável e com tanto potencial.

As faixas de "filma nóis Galvão" estão perdendo espaço para vídeos caseiros e diversas tentativas de conquistar um espaço ao sol, que é fácil de se ver em qualquer rede social, basta uns cliques.

O que as pessoas buscam hoje? 5 segundos de fama? 5 minutos de fama ou 50 mil views? A Publicidade mudou e que mal há nisso? Eu não vejo nada de errado. O que resta fazer é se adaptar aos novos formatos de divulgação ou então inventar outros.

O mercado está aberto para idéias, é o que esperam de nós criativos.

3ernardo Tavares

"Quase um viralista"

Nenhum comentário: