quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Bellow the Line é a PQP

Podem estranhar o título deste post, mas foi proferido por nada mais, nada menos que Victor Oliva, terça-feira dia 04-11, na série de palestras do PANORAMA DO MARKETING DE ENTRETENIMENTO 2008, que se realizou na ESPM.

Pra frase não ficar solta é importante mostrar em que contexto está inserida a frase que foi uma resposta à pergunta de uma pessoa na platéia : "O que você tem a dizer sobre o termo Bellow the Line, utilizado para quem faz marketing promocional, de entretenimento, ou não convencional."

E a resposta vocês já sabem, é o tema deste post.

Mas Victor Oliva não se restringiu a usar um palavrão para ilustrar o que ele pensa, ele se embasou em dados que mostram a tendência do mercado da propaganda/marketing em geral, que mostra que:


MARKETING PROMOCIONAL faturará 23 bilhões de reais em 2008
Vs
PROPAGANDA/PUBLICIDADE faturará 17 bilhões de reais em 2008


A AMPRO, Associação de Marketing Promocional, também dá seu parecer sobre os termos associados aspectos negativos que muitas vezes são utilizados para denominar o setor que atuam as empresas de marketing promocional.

Este trecho retirado do site da AMPRO explica isso:

"A nossa busca incessante de valorizar a atividade, tornando-a ainda mais respeitada, leva em conta fazer com que o mercado abandone chavões e nomenclaturas inadequadas como: below the line, no media, no advertising, propaganda não convencional. Ou seja, vamos deixar de ser ‘não’ ou ‘abaixo’ qualquer coisa, pois estamos falando de um mercado que representa mais de 20 bilhões de reais, ou seja, mais de 50% do total dos investimentos em comunicação e marketing, conforme levantamentos realizados pela AMPRO. "

Voltando ao autor da frase título deste post, para quem não sabe de quem estou falando, Victor Oliva é referência em marketing de entretenimento no Brasil, mas principalmente em entretenimento, desde a época da Balada Disco, GALLERY, sucesso na década de 70.

Já que falei de marketing de entretenimento e do Victor Oliva, vejam um pouco do que foi feito por ele, ou pelas empresas formadas pela Holding que ele dirige e que contribuiram para a história do marketing de entretenimento neste país e até mesmo no mundo.

Quem sabe se você ainda usa esses termos, pode perceber que o mercado muda e as mentes que participam dele são obrigadas a mudar também, AINDA BEM!

Alguns dos muitos Cases de Sucesso que viraram referência são:
- Praia Skol
- Omo 50 Anos
- Red Bull Air Race
- Super Casas Bahia
- Nokia Trends
- Camarote Brahma no Carnaval
- Ilha Axe
- Lançamento do Novo Gol










Se quiser saber mais sobre a o mercado do Marketing Promocional a dica é o site www.ampro.com.br

Mais sobre Victor Oliva www.holdingclube.com.br

Mais sobre estes cases, com vídeos e informações www.bancodeeventos.com.br

3ernardo Tavares
"Almost Bellow the Line"

Nenhum comentário: