segunda-feira, 6 de julho de 2009

Sááábado de sol, aluguei um caminhão, pra levar a galera pra comer FEIJÃO

Atualmente tenho dividido minha vida de blogueiro com outro blog, o da minha agência, a Plano1.

De lá eu vou trazer algumas coisas para cá também já que o assunto é bem parecido, então vamos lá:

Com o Festival de Cannes encerrado, consegui juntar o material que foi premiado e ao longo desse mês vou trazer aqui para dividir a informação com quem quiser.

O que acho interessante desses vídeo cases é ver o problema que as agências tinham que solucionar e o raciocínio que fizeram para dar a solução.

Vale a pena fazer este exercício de tirar a cabeça de tudo que é diretamente relacionado ao produto e explorar outros caminhos, por mais que pareçam distantes e depois é hora de tentar fazer uma relação entre:

- os atributos do produto;

- as características do público alvo;

- os problemas brifados;

- as soluções pensadas;

- os desdobramentos e alcance que a idéia pode ter (ações e resultado).

Separei este case de uma agência de viagens australiana, a Zuji, que fez isso que eu falei acima.

Abaixo fiz uma apresentação breve para entender o vídeo que não é exatamente o que foi levado à Cannes por isso falta um pouco de informação que coloco aqui agora.

A agência de viagens enfrentava problemas com a crise mundial, já que vende um serviço que não é essencial e geralmente é cortado quando a grana é curta. Qual era a solução da agência? Criar anúncios! Mas eles não foram pelo caminho comum. Se o consumidor não tinha dinheiro para as viagens porque precisava dele para comprar coisas essenciais, por que não facilitar para que eles tivessem estes produtos essenciais?

Com isso eles criaram produtos num preço muito abaixo da média e utilizavam suas embalagens como anúncios que divulgavam a agência de viagens e o motivo pelo qual eles criaram produtos baratos, para que as pessoas economizassem com isso para poderem curtir uma viagem com a Zuji.

Genial! Daí surgiu o Feijão Zuji, a Pasta de Dentes Zuji e muito mais.

CONFIRA:

Valeu,

@3ernardo - Publicitário e Blogueiro

Um comentário:

Reginaldo Nepomuceno disse...

Muito interessante, 3ernardo!

Não sei se em Terra Brasilis já fizeram algo parecido, mas a idéia de economizar uma grana com o feijão só pra garantir aquela viagem de fim-de-ano conta como solução até pra enfrentar a crise, dependendo do ponto de vista.