terça-feira, 2 de setembro de 2008

Briga de Marcas: PEPSI Vs COCA

Você já viu aqueles "Comerciais Proibidos"?

Volta e meia eu recebo por e-mail alguma coisa assim e confesso que esse tipo de comercial me chamou atenção na propaganda.

Quem nunca viu o famoso vídeo do garoto e a máquina de refrigerantes, gerando conflitos entre Coca e Pepsi?

Tem alguns que são clássicos e vale a pena rever aqui.

Eu já manifestei minha opinião sobre comerciais de televisão. O que antes me chamou atenção na Propaganda, hoje é o que menos me atrai. Claro que admiro um vídeo bem produzido ou uma sacada genial, mas o custo é o que me faz pensar se realmente vale a pena.

Comercial de tv pra mim, só serve para aqueles anunciantes que tem de sobra ou pra quem quer ganhar prêmio, mas aí entra em outra conversa, outro modelo de se fazer propaganda.

O que interessa dizer com isso é que, se for pra fazer barulho como estas marcas fizeram, aí eu acho que vale a pena, não 30 segundos mas 1 minuto que seja.

Estamos aqui pra comunicar! Então vamos lá curtir a criatividade!

Genial:





Muito bom, na mesma linha, Pepsi X Coca Cola:




Essa novamente mostra a Pepsi X Coca Cola





Já não tão conhecidos:





Este eu também não conhecia:





Nem vou falar da questão ética, mas tá valendo mostrar o que já fizeram. Cada um que tire suas conclusões.

Bernardo Tavares
"Quase Publicitário"

10 comentários:

Reginaldo Nepomuceno disse...

Muito bacana!! Acho que não existe uma rivalidade tão grande assim no mercado, rsrs!

3ernardo Tavares disse...

Mas vc percebeu q eh sempre a Pepsi quem faz?

Depois eu posto de outros refrigerantes, tem mais rivalidade na parada, aí é Coca e Guaraná antartica no mercado brasileiro

Reginaldo Nepomuceno disse...

Isso porque a Coca é líder de mercado, do contrário estaria nessa também. Mas vai saber, de repente os gringos fizeram alguma peça também, uai!

3ernardo Tavares disse...

É pode crer, mas eh mais questão de ética e tal, talvez não façam pq não acham legal concorrer desta forma

Anônimo disse...

ahahah..Muito engraçado...mas quem iria gastar dinheiro promovendo uma marca rival???...É como pedir"Pelo amor de Deus..comprem meu produto..".Não transmite confiança.

3ernardo Tavares disse...

Anderson, não entendi sua colocação.

Na verdade o que estava sendo discutido era que sempre quem fazia era a Pepsi e a Coca nunca fez.

Mas em nenhum caso há a promoção da marca rival, somente há esta aparição de marca de forma a mostrar que o produto anunciado é melhor que o concorrente.

Não sei se falei agora a mesma coisa que você, mas se puder deixa mais um recado que a gente conversa.

Obrigado pelo comentário e participação.

Anônimo disse...

Nunca fui a favor de briga explicita ente concorrentes...principalmente quando se fala em política.

Mas essa briga entre refrigerantes rende muitas risadas!

...é diferente, por exemplo, da briga entre marcas de cerveja, que ^chegam até ser previsíveis.


parabens pelo blog.

3ernardo Tavares disse...

Oi Carlos.

Obrigado pelo comentário!

É VERDADE, esse negócio dos refrigerantes virou cultural, faz parte da propaganda.

Agora político é dose de aguentar.

Tudo farinha do mesmo saco, o sujo falando do que num gosta de tomar banho.

Complicado isso.

Vc lembrou bem... tem a briga das cervejas também, como o caso do Zeca Pagodinho.

Ele gnha grana até hoje e tudo graças à Nova Schin.

Nesse caso o anunciante pagou caro, 2 vezes.

1- pelo garoto propaganda, que todo mundo sabia que só tomava brahma

2- por promover o garoto propaganda para a concorrência que gerou anos de comerciais um baita retorno pra marca.

Continue nos visitando.

Amanhã novo post.

Valeu,
Bernardo Tavares

Unknown disse...

Bernardo o que eu quis expressar é que essa forma de publicidade é muito divertida porém muito arriscada pra a imagem do produto"atacante"..Partindo do princípio que é declarada explicitamente a rivalidade entre esses produtos.Assim: A Pepsi ataca a Coca-Cola porque ela é a líder do mercado..A Pepsi diz experimentem meu produto,todavia a Pepsi ,que é conhecida mundialmente tb,com sua marca até em sucessos do Steven Spielberg,divulgada por Michael Jackson no auge do seu sucesso e arrisca esse tipo de marketing de "ataque" não consegue obter o resultado esperado.Talvez a Coca entenda que é mais fácil associá-la à família ,ao bem estar..do que revidar..assim eu quis colocar essa rivalidade fica claro que a pepsi perde muito com esse tipo de comercial.

Anônimo disse...

Muito bom o texto e a concorrencia quem ganha é o publico com esses otimos comerciais que eles fazem

Estive lendo no site www.enriquecendo.com.br e tambem tem uma materia desta guerra... Lá diz que a Pepsi teve um grande crescimento de vendas durante uma crise da Coca Cola....

Abraços