quinta-feira, 31 de julho de 2008

The Process

Tava fuçando alguma coisa no Twitter e encontrei este vídeo impagável no Today's Big Thing, um site que mostra todos os dias o que tá bombando na web:


"Placas de trânsito "Pare" são algumas das coisas que a gente agradece por existir. É difícil imaginar como as pessoas se viravam sem elas [talvez nem tanto, já que os carros não andavam tanto]. Aí alguém resolveu inventá-las. The Process é um filme bacana que mostra como as coisas seriam se esta placa fosse criada por um comitê [lendo isto você já sabe que é uma tradução livre minha, mas já deve ter entendido o que é um comitê: um grupo de pessoas beeeem malditas que pode ser do Marketing, seu chefe na agência ou no trampo ou até sua família e amigos, se deixar]"


Acho que não preciso dizer o quanto me identifico com o publicitário do filme. Quem me segue no Twitter sabe como é minha rotina, mas isso é outro assunto. ;D


Dica da sangerine. Tks, girl!



quarta-feira, 30 de julho de 2008

Comercial Brasileiro Premiado em Cannes

Quem vive no mundo da Publicidade, está sempre ligado nos comerciais que rolam por aí, mas o mês de junho acaba sendo especial, pois todos ficam ligados no que rola de melhor no mundo inteiro, em termos de Propaganda.

Isso porque acontece o Festival de Cannes.

O Festival que premia os melhores da Propaganda Mundial em diversas categorias, acaba atingindo mesmo que não está ligado com a Publicidade.

Quem nunca recebeu um e-mail com um comercial surpreendente?

Este ano alguns brasileiros foram premiados.

Vou postar primeiro este comercial da Play TV, criado pela F/Nazca, que ganhou o Leão de Prata e que eu achei genial.

Reparem que não há qualquer diálogo neste filme.

A produção semelhante com o cinema também chama a atenção por sua qualidade, mas o que será que faz com que esse comercial se sobressaia sobre os outros? Será mesmo a falta de diálogos? A capacidade de síntese de uma idéia? A originalidade, viagem, loucura de se imaginar uma situação dessas? A surpresa do final?

Não sei, mas...

vocês podem conferir e comentar:



Bernardo Tavares
"Quase Publicitário"

terça-feira, 29 de julho de 2008

Escola Panamericana de Arte, "boas idéias"?

O título do post é só pra instigar mesmo!
Não vou falar mal da Escola Panamericana de Artes, pelo contrário, decidi começar minha participação no FreeStyleADS falando bem de outra faculdade.
Não é só porque estou no último ano de publicidade da PUC-SP que defendo essa instituição e desprezo outras, só não costumo falar bem de outra faculdade porque acho que pra falar eu tenho que antes estudar lá e sentir como é. Do mesmo jeito, só "criativos frustrados com criação" (como o Bernardo explica no post
Carreira de Publicitário) podem reclamar da situação.

O importante é que, até onde sei, se o ensino da Panamericana tiver a mesma qualidade dos anúncios publicitários que ela veicula, eu ficaria preocupado ao encontrar um aluno de lá numa dinâmica de grupo.

Na realidade o filme que me levou a escrever esse post foi criado pela AlmapBBDO e conta a história de um estudante criativo que só tinha boas idéias no chuveiro, até o dia que percebeu que não precisava mais desse "artifício":


Escola Panamericana de Arte - Chuveiro (AlmapBBDO)

Agência: AlmapBBDO

Diretor de Criação: Luis Sanches
Redator: Gustavo Sarkis, Wilson Mateos
Diretor de Arte: Marcos Medeiros
RTVC: Egisto BettiProdutora: Lux Filmes
Diretor: Beto Salatini
Diretor de Fotografia: Marcelo Brasil
Editor: Eduardo Tallochi
Sound Design: Tesis
Produtor: Sergio Simoes



...e fuçando mais um pouco, lembrei que esse não foi o primeiro anúncio deles que me chamou a atenção. Lembram desse quando utilizaram o Isaac Newton como garoto propaganda? ...Assista a esse filme e outros no Youtube.

O
site também não fica devendo nada. Toda a campanha foi muito bem executada e com um toque que instiga qualquer um com pretensão a ser publicitário.


...Cara, eu queria um chuveiro de idéia desses no meu primeiro ano de publicidade!

Abraço
Ericorvo

sábado, 26 de julho de 2008

Carreira de Publicitário

Eu devo admitir que uma das coisas que me fez cair pro lado da Publicidade foram os comerciais de Televisão.

Acho que o Eric do
www.freestylemoney.com.br pode explicar esse fenômeno que acontece com os novos universitários, os calouros.

Como que um adolescente consegue no 3º colegial ter certeza do que quer fazer da vida? Mais ainda, como ele consegue saber que etapas precisa passar, qual setor da área que irá estudar é o que ele realmente quer?

Eu vejo no curso de Publicidade e aposto que em outros cursos deve ser assim também. Se você perguntar pra qualquer um no 1º ano de Publicidade e Propaganda que área quer cursar, verá que pelo menos 90% irá afirmar com toda a certeza que sua área é criação.

Porém ao chegar ao 3º e 4º ano, após passar pelas entrevistas de estágio e pelos próprios estágios, veremos que são poucos aqueles que se mantiveram firmes na decisão.

Será que isso se deve à falta de oportunidade? Falta de talento? Será que alguém entra no curso de Publicidade pra ser Atendimento?

Nada contra, mas voltemos ao 1º ano do curso, se você perguntar quantos querem ser atendimento, verão o que eu estou falando.

Nada contra a profissão, mas é interessante ver o rumo que as coisas tomam, porque ao final do curso as coisas voltam a se repetir, pois ao pensar novamente numa projeção de 4 anos poucos acertarão onde estarão.

Tá aí, não é fácil traçar um plano de carreira, se fosse, não tinha graça.

Então se você ainda não optou por um curso, aqui vai uma dica, busque em blogs, pergunte pra pessoas que estão fazendo o curso, ouça os alunos do último ano e tome sua decisão.


Bernardo Tavares
"Quase Publicitário"

sexta-feira, 25 de julho de 2008

Prazer, Bernardo.

Fala Galera!

Meu nome é Bernardo e contribuo para a Rede de Blogs Freestyle Mustache, no
www.freestylewaves.blospot.com onde falo sobre surf, ondas, praias, paraíso do surf, atletas e outras coisas mais.

Agora estou também aqui, já que na maior parte do tempo eu sou um estudante de publicidade e na menor parte deste tempo eu sou surfista, e bota menor nisso.

Como estudante de Comunicação, presto muita atenção neste mercado e espero mostrar no Freestyle Ads, o que rola no meio publicitário: novidades, idéias, ações, comerciais consagrados, premiados e zuados.

Não vou ficar só enchendo a bola dos publicitários, vai rolar muita crítica, porque se Publicidade é a Alma do Negócio, ela tem que ser bem feita e tem muita gente por aí ganhando grana e fazendo besteira.

Portanto... prazer e sejam bem vindos!

Valeu,
Bernardo Tavares
"Quase Publicitário"